Roupas e Acessórios Baratos no Brasil é na Miami Beach Outlet. Confira as dicas para comprar certo e com confiança em nossa loja.
1. Não faça compras a partir de e-mails não solicitados (SPAM)
Se você recebeu um e-mail promocional de uma loja da qual você não é cliente (ou é, mas você não autorizou o envio de mensagens do tipo), não faça a compra: você está diante de um SPAM, isto é, de um e-mail não solicitado.
Esta prática é deveras prejudicial à internet e, ao aceitá-la, você está incentivando a sua continuação. Além disso, as chances de que você se torne vítima de golpes on-line ao fazer compras a partir destas mensagens são consideravelmente grandes.
2. Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em seu site
Uma vez que, na internet, o cliente não pode verificar o produto “ao vivo”, a loja on-line deve oferecer o máximo possível de recursos para facilitar a sua decisão de compra. Para diminuir as chances de a sua experiência ser frustrada, dê preferência às lojas que têm esse tipo de preocupação. Elas oferecem, por exemplo:
- Chat on-line para esclarecimento de dúvidas;
- Fotos detalhadas do produto ou até mesmo vídeos;
- Descrições detalhadas de produtos;
- Informações claras sobre prazos de entrega, pagamentos, frete, entre outros;
- Espaço para que os clientes opinem sobre produtos;
- Organização de categorias e navegação fácil;
- Interação em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc.);
- Opções variadas de pagamento.
3. Observe se a loja on-line oferece ambiente seguro
Procure no site da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Estas informações indicam que a loja toma medidas de segurança para lidar com suas informações. Na hora de fechar uma transação, você também deve observar se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços, dependendo do programa. Este símbolo indica o uso de um certificado digital SSL (Secure Socket Layer), importante recurso de segurança.
4. Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço
Em maio de 2013, entrou em vigor o Decreto Federal nº 7962/13, que determina uma série de obrigações para o e-commerce no Brasil, entre elas, que a loja on-line informe em local visível número de CNPJ, endereço físico e número de telefone.
Se um site de comércio eletrônico atuante no Brasil não estiver seguindo a lei, é recomendável não seguir com a compra, mesmo que os preços sejam atraentes. Ora, se a loja não oferece informações básicas de contato e oculta detalhes de suas operações, as chances são consideravelmente grandes de haver alguma coisa erra ali.
5. Direito ao arrependimento de compra e à devolução do produto
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor que faz compras pela internet tem o direito de se arrepender da compra no prazo de até 7 dias (corridos) após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato, desde que a solicitação seja devidamente formalizada. A loja deve fornecer informações claras para tanto e devolver todo o valor pago pelo usuário em tempo hábil.
No caso de o produto já ter sido entregue ao usuário, a devolução não pode ser impedida sob o argumento de que esta não é feita depois que a embalagem do item é aberta. Inclusive, os pagamentos das despesas postais correm por conta da empresa responsável pelo comércio eletrônico.
Se mesmo com estes cuidados alguma coisa ocorrer errado, busque os órgãos de proteção ao consumidor (como o PROCON do seu estado) ou ainda procure um (a) advogado (a) de sua confiança para proteger seus direitos.
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Fonte: https://thiagonvieira.jusbrasil.com.br/artigos/314206080/5-cuidados-ao-fazer-compras-pela-internet